quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Tempos Modernos

Tempos Modernos
(Natalie Dowsley)

O título foi inspirado em um dos filmes mais conhecidos de Charlie Chaplin. O assunto, conseqüentemente, não podia ser outro se não trabalho.
Muitos estudiosos, interessados no comportamento humano, já dissertaram, variadas e interessantíssimas vezes, sobre a importância do trabalho para a manutenção da saúde mental, para a elevação da auto-estima, para o aumento da motivação e do prazer; contudo, nos últimos dias, participando de uma experiência de trabalho maravilhosa, percebi que não seria capaz de compreender, em sua real amplitude, a importância de um ofício caso não houvesse passado meses sem nenhum trabalho.
Estar desempregada foi uma péssima experiência. Machuca o orgulho, em especial de quem se dedicou anos e anos em uma formação acadêmica - algo bastante caro, em nossa sociedade, para quem não estuda em universidades públicas.
Machuca, também, o bolso, - e como machuca!!! - impedindo, ou ao menos dificultando, a realização de planos, sonhos, metas. A sensação é a de que o mundo parou de girar... e o medo é de "cair mundo abaixo" com a falta de gravidade - força gravitacional!!! Porquê "gravidade" tem de sobra, pra quem está desempregado!
Voltar a exercer a Psicologia, profissão que escolhi com o coração e abracei de corpo e alma, inteiramente, está sendo um momento incrível!
Acordar cedo, dormir tarde, ficar cansada, sentir fome, ficar rouca... há!!! como essas coisas são boas!!! Trabalhar é bom demais!
Quando se trabalha com o que se gosta - no meu caso, com PESSOAS! - e com ótimas colegas e uma equipe ímpar, chegar ao trabalho é um prazer, só não maior do que a própria realização do trabalho.
Estou renovada, feliz, plena. Ser psicóloga é maravilhoso! Trabalhar é maravilhoso!
Sou muito grata por este momento de minha vida... e, agora, entendo, perfeitamente, a imensurável importância do trabalho... e as dores que sua ausência causa.

Um comentário:

Anônimo disse...

eu te amo linda, cada frase linda sua cara, bjs do seu noivo Maycon.