sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Ensaio sobre a lucidez (continuando a reflexão)

(O pior cego é aquele que não quer ver)

Pra quem leu ou assistiu o filme "Ensaio sobre a cegueira" e quer saber o aconteceu depois, nesta cidade sem nome, indico o livro
"Ensaio sobre a lucidez".

"Uma manhã as ruas da capital apareceram invadidas por gente que levava ao peito autocolantes com, vermelho sobre negro, as palavras, Eu votei em branco, das janelas pendiam grandes cartazes que declaravam, negro sobre vermelho, Nós votamos em branco, mas o mais arrebatador, o que se agitava e avançava sobre as cabeças dos manifestantes, era um rio interminável de bandeiras brancas que levaria um correspondente despistado a correr ao telefone para informar o seu jornal de que a cidade se havia rendido."
(SARAMAGO, 2004, p. 74).

Quando a cegueira branca assolou o país, os "loucos" foram confinados em um manicômio, passando a enxergar, com intensa e dura clareza, as "verdades" humanas, todos os seus atos mais primários, todas as suas fraquezas, maldades, bondades e superações. Enxergar, com tamanha amplitude, levou à cegueira da mulher do médico - cansada de ver a realidade...
Fez, também, com que algumas pessoas - da capital - enxergassem melhor a vida, o mundo, seu país, sua cidade... talvez por isto, tantos - 83%!!! - resolveram votar em BRANCO: a cor da "loucura" mais sábia já conhecida...

Natalie S. Dowsley.

1º texto sobre o livro:
2º texto:

5 comentários:

Nicholas Gimenes disse...

nossa fiquei curioso, eu nem sabia q havia esta continuação do ensaio sobre a cegueira..... eu não li o livro, mas vi o filme e por sinal fui dormir muito mal na noite em q assisti... não lembro de outro filme ter me causado tanto mal-estar.. (não estou dizendo q é um filme ruim, mas não é um filme "light")

ahh eu te mandei um e-mail no hotmail respondendo um comentário e perguntando da sua cirurgia... tá certo o e-mail.. é no hotmail q vc costuma ver mesmo?

Qto ao caso da flávia estou angustiado sobre o desfecho.. mas tem q ser favorável a elas.. não tem como não ser! mas nunca se sabe né.. :-/

bjos!

Anônimo disse...

gente, deve ser muito bom esse aí! eu, realmente, me perguntei qual seria o fim daquele pessoal :P assim que eu tiver um tempo vou ler *-*

Anônimo disse...

Nossa, se eu já estava com vontade de ler esse livro, agora estou ainda mais :D
Obrigada pela dica!
E obrigada pela visita ao meu blog.
Volte sempre que sempre volto!
Bjos,
Ly

Fernando Leroy disse...

Valeu pela dica. Assisti o filme e agora vou dar continuidade ao assunto com sua dica. Abraço!

N.T. disse...

Olá, Natalie, muito prazer! recebi seu comentário no meu ultimo post, muito bacana por sinal, obrigada! seu blog parece mto interessante, pretendo visitá-lo mais vezes com sua licença
um abraço