quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

A educação

Se você é gordinho, seu nome vira "elefante";
se você é magrinha, torna-se "Olívia Palito";
se é tímido, apanha dos colegas;
se é estudioso, é o "CDF"...

Na escola, começamos a descobrir que somos muito mais do que os nossos pais nos dizem,
muito mais do que nossa família nos ensina ser:
na escola, passamos a assumir papéis, mesmo que involuntariamente,
que nos exigem "máscaras" diferenciadas, e que podem nos causar muita dor...
Não somos mais apenas a prima legal, o filho teimoso, o sobrinho carinhoso...
Passamos a ser um monte de outras coisas, que dependem muito dos outros colegas com quem convivemos diariamente.

A educação inicial, da família, obviamente é essencial! É ela quem fortalece ou enfraquece, ensina ou desestimula, encanta ou assusta, as crianças diante do mundo e todos os seus estímulos.
Contudo, a escola tem um lugar crucial na formação do ser humano, especialmente no contexto atual e ocidental.

Por isso, as escolas, hoje, precisam repensar suas atuações. O mundo mudou: os prazeres são outros, os perigos são outros... e a escola parece "perdida" diante da demanda contemporânea.
Bullying, Anorexia, Bulimia, Obesidade, Abuso sexual, Tráfico de crianças, Assédio via internet...
Tantos "temas" novos, inusitados, e tão pouco - ou nada! - abordados pelas escolas...

Foi-se o tempo em que o grande tema, difícil e cheio de tabu, a ser tratado com os alunos - só os adolescentes! - era a sexualidade, o uso da camisinha... Foi-se o tempo!

Hoje, sabe-se que a sexualidade, por exemplo, deve ser um tema constante na vida escolar das crianças e adolescentes, desde bem cedo, já que vivenciamos nossa sexualidade desde poucos meses de vida - os prazeres do nosso corpo são descobertos desde cedo, de formas variadas, e tudo isso faz parte da vivência da sexualidade... .

As escolas precisam, então, fazer uma reforma sobre suas propostas de intervenção, compreendendo todas essas novas demandas.
Os educadores precisam se aprimorar, também, e tomar conhecimento sobre os atos que caracterizam o Bullying e qual a postura adequada a ser adotada; quais os "sinais" que uma criança pode emitir quando abusada sexualmente; quais os comportamentos que revelam um possível transtorno alimentar, etc.

As escolas, professores, pais, precisam comungar desta necessidade de atualização; precisam se unir em busca de uma educação mais profunda e verdadeira, que realmente fortaleça as crianças através da conscientização e humanização, permitindo que o mundo, a partir das vivências escolares, seja compreendido como um lugar que possui seus encantos e perigos, e que pode ser experimentado com responsabilidade e segurança. Crianças bem informadas, educadas, tornam-se mais fortes diante dos problemas do mundo, e, sem dúvidas, cidadãos mais conscientes de seus papéis.

Natalie S. Dowsley.

p.s.: Sempre que um caso de violência contra crianças surge na mídia, sinto necessidade de retomar o assunto por aqui... Acho que ainda existem muitas brechas na nossa educação, que facilitam o acontecimento de agressões contra crianças e, principalmente, a manutenção de um silêncio doloroso, por parte da vítima... Precisamos, URGENTE, atualizar nossa educação!

4 comentários:

Lu disse...

Saudações!! Hj venho agradecer pelo comentário no meu blog e dizer q a casa eh tua tb, sinta-se à vontade para voltar qd quiser!!
Vou linkar teu blog tah certo? Bjs

Patrícia disse...

Muito bom, Nathi! Arrasou!!!
Concordo plenamente, a sociedade e seus fenômenos torna-se cada vez mais complexos e nossas instituições, em especial, a escola não tem se apropriado desse processo. Consequentemente não vém cumprido seu papel muito menos ampliando ou inovando sua atuação. Ainda há muito o que se debader e mais ainda por fazer. Todos nós temos nosso papel nesse processo, temos que nos apropriar dele!
Beijão.

Juli =) disse...

Olá.

Gosto muito de seu ponto de vista e, entendo, ainda, que não são só os temas que precisam ser atualizados, modificados, experimentados, abertos... também as formas precisam de uma revolução... por exemplo, parece muito normal, porque "sempre foi assim", mas:

1. a gente usa lousa!!!
2. A gente prende criancas numa sala quadrada durante horas!!! E mais, prende cada uma em uma cadeira!!!

Enfim... por aí, vai. E vai longe.

Quero te contar sobre um projeto. Espero que possamos nos falar mais.

Abraço,
Juli =)

marcela disse...

o pior é que você está certa! mesmo a escola sendo ótima e 'moderninha'... ela ainda é muito tradicional e não encara temas 'tabus', acho eu, com medo da reação dos pais... mas aí está o erro! os pais não deviam aprender JUNTO com a escola (e com a criança!)?