segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O primeiro passo


Confesso que nunca li nenhum livro de Paulo Coelho e, portanto, não posso opinar a respeito da sua habilidade com a literatura. Mas, gosto muito das compilações de textos de reflexão que ele já organizou, como a obra "Maktub".

Este texto que compartilho faz parte desse conjunto de escritos; é um texto simples, mas de uma profunda sabedoria. A mais pura verdade... assim espero!!!

Um psiquiatra amigo conta que – ao contrário da crença popular, que atribui à escuridão a capacidade de deprimir as pessoas – a maior parte dos suicídios ocorre de manhã. É justamente no momento de acordar que o depressivo se vê diante de sua maior dificuldade: enfrentar um novo dia.

Isso nos leva a considerar o velho ditado árabe: o pior de todos os passos é o primeiro. Quando estamos prontos para uma decisão importante, todas as forças se concentram para evitar que sigamos adiante. Já estamos acostumados com isso. É uma velha lei da física: quebrar a inércia é difícil. Como não podemos mudar a física, concentremos a energia extra e conseguiremos dar o primeiro passo.

Depois, o próprio caminho ajuda.

(Paulo Coelho)

Um comentário:

Patrícia disse...

Verdade... Pura e simples!