domingo, 19 de setembro de 2010

"A gente muda, o mundo muda"














Não, isso não é mais uma propaganda de refrigerante!
A intenção da imagem é a frase, não o produto vinculado.

Diversos estudos comprovam isso; a Psicologia já cansou de falar sobre; diversos artistas, em filmes e quadros e músicas, repetem este pensamento: quando mudamos, mudamos também nossa forma de ver e nos relacionar com o mundo, com os outros que nos circundam, com os outros que nos habitam...

Quando mudamos, passamos a ver tudo através de novas lentes. O foco muda. O que antes era figura, vira fundo; o que era fundo, pode virar figura... E isso muda tudo!!!

Sabe bem disso quem antes vivia "preso" a sentimentos/sensações que só traziam maus pensamentos, que tornavam a visão obscurecida, acinzentada; e, um dia, por um motivo grandioso ou por pequenos motivos que se somaram com o tempo, a mudança acontece: os grilhões que amarravam aos pesados sentimentos são quebrados: LEVEZA! E, a partir deste momento, tudo muda!: mudam as sensações, muda a forma de perceber os acontecimentos do mundo, muda a maneira de nos enxergarmos diante desse mundo!
Claro que essa mudança pode acontecer trilhando um caminho inverso: pessoa feliz, enxergando um mundo cheio de cores e que, por algum(ns) motivo(s), passa a sentir a vida sob um prisma sem cor e sem luz, sombrio...

Mudanças.

Mas, o fato é que, se mudamos, nossas lentes também modificam. As cores mudam, o tamanho das coisas também: o que antes era um elefante pisando em nosso pé pode passar a ser uma formiguinha chata que incomoda mas é fácil de "espantar"... O que antes me satisfazia, hoje já não completa mais... O que era indiferente, pode passar a ter um peso enorme e provocar incômodos e reações.

Eu mudei. Meu mundo mudou.
Sigo, agora, aprendendo a lidar com as consequências de tantas metamorfoses e descobrindo o que aindo quero/posso/devo/consigo salvar de tudo o que um dia compôs a mim mesma.

Natalie S. Dowsley